GOOGLE SHOPPING: O QUE É O E COMO ANUNCIAR

Encontrou o termo “Google Shopping” por aí, mas não sabe o que é ou como utilizar? Não esquenta que a gente explica para você!

Quando se trata de ecommerce, é certamente difícil não falar sobre anúncios pagos (adwords) como uma alternativa a curto-prazo para crescer as vendas.

Se você é lojista ou pretende montar a sua loja online, provavelmente já sabe que o desempenho em vendas do seu ecommerce está proporcionalmente ligado ao seu número de visitantes, como também a sua qualidade. Afinal, de nada adianta atrair vegetarianos para uma loja de produtos para pessoas fascinadas em bacon.

Dessa forma, é importante considerar que nada fará seus pedidos aumentarem significativamente de uma semana para a outra de forma tão eficaz quanto um investimento planejado em anúncios pagos, principalmente em Google AdWords, que veicula seus produtos na maior rede de busca de produtos do mundo, o Google.

Além disso, na maioria dos casos, quando falamos de uma loja nova que ainda não possui uma audiência própria e reconhecimento de marca, suas vendas acabam sendo totalmente dependentes de anúncios. Mas calma, existe uma forma de baratear esse investimento: fazendo do jeito certo… em outras palavras, apostando no Google Shopping!

O que é o Google Shopping e porque sua loja deveria usá-lo?

Google Shopping é uma forma que o Google encontrou de entregar produtos que os usuários estão procurando no buscador, de forma organizada e eficaz.

Esses produtos são separados por nomepreço e loja em que estão disponíveis. As informações são entregues no formato de carrossel, o que torna tudo muito intuitivo.

E quer saber da melhor?

A principal vantagem de anunciar no Google Shopping é que os resultados aparecem no topo do Google, antes mesmo dos anúncios pagos para a rede de busca.

Se até a busca se tornou mais responsiva, imagina a importância que o Google dá para isso?

Os anúncios certamente têm significativo destaque, tanto no desktop quanto em dispositivos móveis – que aliás, sofreu um pequeno redesign ano passado para ficar ainda mais notável em smartphones.

Como anunciar no Google Shopping?

Inserir os produtos da sua loja no Google Shopping é certamente muito simples!

São necessários três passos e aí pronto, você estará utilizando a forma de anúncios mais recomendada para ecommerces: usamos o Google Shopping para nossos clientes e advinha só?

Surpreendentemente, em média, os anúncios de Google Shopping geram 4x mais conversões por um custo bem menor em relação aos demais anúncios na rede de display e busca.

Passo a passo para Anunciar no Google Shopping:

1°) Configurando seu arquivo XML

Primeiramente, você precisa ter em mãos para começar a anunciar um arquivo XML contendo todos os produtos da sua loja, com preço, nome, categoria e quantidade.

Se você utiliza uma plataforma de ecommerce, parabéns!

A maioria delas oferecem o arquivo XML prontinho para o Google Shopping. Caso sua loja não ofereça essa função, veja como criar o arquivo aqui.

2°) Se cadastrando no Google Merchant Center

Com o arquivo XML da sua loja em mãos, basta seguir para o próximo passo: faça um cadastro no Google Merchant Center.

Após inserir todas as informações para usar o GMC, basta clicar em “produtos”, depois em “feeds” e subir o seu arquivo XML.

Não se esqueça de configurar o país de destino e demais opções na hora de subir seu feed.

3°) Integrando o Google Merchant Center a sua conta do AdWords

Agora que seu feed está no Google Merchant Center, a sua conta do Google AdWords precisa enxergá-lo para poder criar campanhas com os seus produtos.

Para isso, vá na sua conta do Google Merchant Center, no menu suspenso do ícone de três pontos, clique em “Vinculação de contas” e selecione “Google AdWords”.

Basta digitar o ID da sua conta do Google AdWords, clicar em “adicionar” e pronto!

Agora basta acessar o Google AdWords e criar uma nova campanha do Google Shopping.

FAQ – Dúvidas comuns

“Onde está meu ID?”

O ID de cliente fica na parte superior de qualquer página do Google AdWords quando você está conectado, perto do seu endereço de e-mail.

É possível vincular várias contas do Google AdWords a uma única conta do Google Merchant Center, e uma conta do Google AdWords pode ser vinculada a várias contas do Google Merchant Center.

Dicas: site responsivo, otimização de anúncios e remarketing

Após configurar e iniciar suas campanhas no Google Shopping, você precisa acompanhar a sua performance.

Se você vende diversos produtos com um ótimo custo, provavelmente terá um aumento significativo de vendas já nos primeiros dias de Google Shopping.

Mas, ainda assim, existem algumas dicas que poderão contribuir, acima de tudo,  para melhorar os resultados dos seus anúncios.

Site responsivo melhora performance do Google Shopping

Como já mostramos, o próprio Google Shopping foi otimizado para o mobile sendo mais responsivo.

De nada adianta você investir em técnicas mais avançadas de mídia paga para seu e-commerce se sua plataforma não é responsiva!

Portanto, em primeiro lugar, você certamente deve ter uma plataforma de e-commerce que se adapte a qualquer tamanho de tela. Depois deve analisar o seu caso em particular para entender se você realmente necessita ter um site responsivo ou uma versão mobile! Ficou com dúvida? Aqui na Tribox podemos responder suas questões sem compromisso!
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