7 Motivos para o dono de loja física ter uma loja virtual

Assim como qualquer negócio offline, uma loja virtual exigirá a mesma dedicação e esforço de trabalho como propagandas, ofertas, produtos, atendimento, estoque, entregas, pagamentos, devoluções de produtos.

Os primeiros passos são os mais difíceis, mas também são a base que você vai criar para poder dominar o e-commerce e ter muito sucesso assim como você tem hoje na sua empresa. Vamos ver porquê você deve ter uma loja virtual com o mesmo segmento da sua loja física.

Seu cliente está na internet, sua loja também deve estar

Quem tem loja física tem muitas dúvidas como, por exemplo:

Porque ter uma loja virtual se tenho uma loja física?

Uma loja virtual vai diminuir as vendas da minha loja física?

Minha loja física vai fechar por causa da loja virtual?

É possível administrar duas lojas ao mesmo tempo?

Vou precisar de mais produtos e um estoque maior?

Irei precisar aumentar os preços?

Gastarei mais dinheiro?

É difícil abrir uma loja virtual?

 

Se você não estiver disposto a trabalhar nesse novo canal de vendas, isso vai evitar a evolução da sua própria empresa. Pois se o seu cliente estiver procurando o seu produto online e você não estiver lá, ele vai comprar do seu concorrente.

Por isso que ter uma loja virtual no mesmo segmento de sua empresa física é uma grande oportunidade para você crescer e aumentar suas vendas e o fluxo de clientes em sua loja física também.

A sua loja virtual além de ser um canal de vendas dos produtos que você tem em estoque, vai acelerar o giro de produtos e com isso aumentar o seu lucro. O investimento online vai ajudar nas vendas das suas lojas física e virtual.

Sua loja virtual vai aumentar suas vendas

O cliente da sua loja física vai poder comprar os produtos que ele já conhece, com a confiança que tem em seus produtos. Assim, clientes e potenciais clientes compraram na loja virtual sem medo, sabendo da qualidade de seus produtos, se atualizando das novidades, por meio das redes sociais, no site e blog.

Faça um planejamento, encontre uma boa plataforma e invista. Não vou lhe dizer que logo no início você terá muitos pedidos, mas gradativamente com empenho, dedicação e conhecimento, aos poucos sua loja crescerá, e as vendas começarão a acontecer.

Pense que sua loja física se limita a uma rua, um bairro, uma cidade. Já uma loja virtual mostrará seu produto ao mundo, sendo uma opção maior de possibilidades de clientes que vão conhecer você e a sua empresa. O procedimento de abertura de uma loja virtual não tem mistério, o que precisa é ter determinação, garra e assim partir para o e-commerce.

Loja virtual não diminui vendas da loja física

Podemos afirmar que não basta de uma lenda do e-commerce, a loja virtual diminuir clientes e lucros da loja física. Pelo contrário, ela amplia as possibilidades de vendas!

É normal que as vendas não comecem imediatamente, pois dependendo do segmento é preciso técnicas específicas, uma boa campanha de marketing, uma fase de adaptação aos recursos da loja virtual e um aprendizado nessa nova maneira de vender. Porém, depois desse período inicial, não tenha dúvida: suas vendas vão aumentar e sua loja física vai ter mais visitas.

As duas juntas oferecem uma boa oportunidade de aumento de vendas, um endereço fixo traz credibilidade a uma loja virtual. Por outro lado, a loja virtual é mais prática para que mesmo as pessoas que se encontram nas proximidades da loja obtenham informações como lançamentos, encomendas de forma instantânea pelas redes sociais, mensagens e Whatsapp.

O concorrente na internet

Além de seus concorrentes de lojas físicas, tenha a certeza de que os concorrentes do seu segmento já estão no e-commerce, porque na era digital a concorrência não se limita às lojas físicas.

Pesquise sobre seu segmento na internet, veja os preços, pesquise qual é o diferencial da sua loja, sem contar a oportunidade de crescer profissionalmente, ampliando seu negócio para o mundo virtual.

Quem compra na loja virtual não compra na loja física

Entre na internet e pesquise sobre lojistas com lojas físicas que abriram loja virtual e veja seus depoimentos, observe as diferenças o antes e o depois da loja virtual.

Suas vendas aumentam, seu número de clientes aumentam, as visitas à sua loja física aumentam, pois muitos clientes que ainda não conhecem a sua loja física terão interesse em conhecer o produto pessoalmente ou a necessidade de adquiri-lo com urgência ou querer observar o produto em mãos antes da compra, sentir o toque, ver o tamanho, cores, detalhes.

A união do físico com o digital faz as vendas aumentarem, uma vez que é, sem dúvidas, uma grande oportunidade de aumentar suas vendas da loja física.

O mito de diminuir as vendas da loja física porque você tem uma loja virtual ou vice e versa não tem nada a ver com a realidade do e-commerce. Ambas caminham juntas e se completam.

Até por que por maior que seja o seu negócio hoje, existem muitos possíveis clientes (no Brasil e no mundo) que ainda não conhece a sua empresa.

A loja física no topo do Google

Com uma boa estratégia de SEO e marketing digital bem feitos, sua loja virtual fica em destaque. Dessa forma, ao realizar uma pesquisa online sobre produtos do segmento de sua empresa ela estará entre as principais, com um investimento baixo.

E, conseguindo um bom posicionamento no Google, você está em uma posição super privilegiada e a sua marca.

Montar uma loja virtual é simples e barato

Não é necessário gastar rios de dinheiro para criar e manter uma loja online. Na internet sites como Sebrae e Dloja Virtual oferecem informações e até ferramentas para que você monte e administre sua loja virtual com pouco investimento.

Outra possibilidade para você começar de forma fácil e simples é usar as redes sociais para se relacionar com os seus clientes, oferecer seus produtos e começar a fazer as primeiras vendas online.

Mesmo que você não queira realizar o processo completo de vendas tendo somente um catálogo online para sua empresa física, ele será uma vitrine online a sua disposição onde você pode mostrar seus produtos ou serviços.

Conclusão

Há muito tempo se fala que o e-commerce é o futuro e acredite esse futuro já chegou! Atualmente, 25% das pessoas compram na internet e que nos próximo 4 ou 5 anos esse mercado pode triplicar de tamanho.

Mas mesmo sendo 25% da população comprando online, o e-commerce em 2018, segundo o Ebit, deve faturar mais de 50 bilhões de reais no Brasil. Ou seja, a hora para entrar é agora. Por que o mercado já fatura alto, mas ainda tem muito que crescer. Por isso, prepare-se, estude, planeje e monte a sua loja online o quanto antes!

Fonte: Marketing de Conteúdo

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