10 dicas para lidar com a pressão do dia a dia dos negócios

Certamente, situações de pressão podem surgir a qualquer momento em todos os aspectos da vida e são parte da rotina da maioria das pessoas. além disso, quando se é um empreendedor responsável pelo andamento de um negócio e tudo que o envolve – como clientes, fornecedores, negociações e controle de caixa –, a sensação de pressão tende a ser maior e mais constante.

Mas, para que tudo corra bem e você consiga manter o foco no bom desempenho de sua empresa, é importante, acima de tudo, saber lidar com as pressões do dia a dia. Trazemos aqui dez dicas para facilitar sua vida. Sua saúde mental certamente agradece.

Saiba separar o pessoal do profissional

A partir do minuto em que você começar a trabalhar, esteja por inteiro nas tarefas de seu empreendimento. Tente deixar de lado os problemas de casa, da família, do carro e etc, e foque no trabalho.

O inverso também é verdadeiro: quando encerrar o expediente, esqueça as questões da empresa e se dedique aos outros pontos importantes da sua vida.

Organize-se com uma agenda ou planilhas

Ou os dois. É importante haver organização para estabelecer cronogramas e cumprir prazos, principalmente se o seu negócio envolver o contato com muitas pessoas.

Planeje as etapas de cada tarefa, para conseguir concluir todas aos poucos e sem sustos. Desta forma, você também será capaz de perceber a tempo se alguma coisa estiver saindo dos trilhos e de elaborar planos B para resolver a situação.

Não tenha medo de delegar

É normal o dono de um empreendimento assumir mais responsabilidades do que consegue aguentar, o que muitas vezes cria a imagem de que possuir um negócio é algo sobre-humano.

Mas não precisa ser assim. Ao perceber que para manter seus compromissos profissionais em dia você está deixando a vida pessoal de lado ou seu corpo está dando sinais de estresse excessivo (dores de cabeça, problemas nas costas, distúrbios do sono, entre outros), recorra ao auxílio de um/a assistente.

Se você se sentir inseguro com a ideia de outra pessoa dominar seu negócio, passe a ela tarefas automáticas, como o suprimento de materiais de escritório e os contatos telefônicos com clientes e fornecedores. O importante é tirar um pouco do peso das suas costas.

Faça pausas para refeições e necessidades biológicas

Uma pessoa com fome é uma pessoa irritada, que sente as pressões com muito mais intensidade do que se estivesse alimentada. Da mesma forma, quem está com vontade de ir ao banheiro não tem paciência, o que afeta o rendimento do que estiver executando.

Organize-se e pare por pelo menos meia hora para almoçar e meia hora para jantar. Faça intervalos para um cafezinho ou para esticar as pernas a cada 90 minutos. Vá ao banheiro sempre que sentir necessidade.

Lembre-se: corpo são, mente sã – e ambos prontos para lidar melhor com as pressões.

Não se cobre excessivamente

Já bastam as cobranças externas. Faça o seu melhor, seja organizado, cumpra seus cronogramas e, consequentemente,  siga adiante com a consciência tranquila.

Se perceber que pessoas de fora estão lhe cobrando além do que deveriam, seja franco e, portanto, exponha os prazos que estão em dia, os pagamentos que foram ou não foram feitos, as dinâmicas que estão a contento. Não permita que extrapolem, para não correr o risco de se cobrar desnecessariamente.

Evite idealizar o final de cada tarefa

Por mais organizado que você seja, não viva no futuro; esteja sempre com a cabeça no passo atual de cada tarefa. Se algo sair do planejado, a concentração no presente lhe dará condições de agir prontamente e contornar os problemas sem fazer com que eles pareçam maiores do que realmente são e sem causar uma pressão desnecessária.

Fortaleça sua autoestima

Quanto mais seguro você estiver, menos riscos de sucumbir às pressões cotidianas terá.
Interiorize a percepção de que, se você está à frente dos seus negócios e eles estão fluindo bem, é porque você é capaz. E, se algo não sair como desejado, não se culpe. Você não é uma extensão de seu trabalho e precisa aprender a separar a pessoa física da pessoa jurídica.

Assuma a responsabilidade pelos seus erros

Todos erram. Se você cometer um erro em seu negócio, não se esconda nem se martirize; analise metodicamente o que ocorreu e assuma a responsabilidade. Simples assim.
Com a consciência tranquila, é mais fácil passar por cima de pressões. E não se esqueça: para tudo há uma solução, sempre há uma segunda chance para as coisas darem certo.

Recorra à meditação

Separar um tempo do dia para esvaziar a mente e ouvir seu interior é muito bom para manter a serenidade frente às pressões. A meditação é sua melhor amiga nesse sentido. Mas nem precisa ser muito tempo por dia: você pode começar com cinco minutos e, se sentir necessidade, aumentar progressivamente.

Não faz ideia de como dar o pontapé inicial? Nesse caso, conte com o auxílio de apps de meditação. Há muitas versões tanto para Android quanto para iOS. Escolha entre os mais populares e se sinta mais leve.

Durma bem

Noites bem dormidas são certamente importantes para o cérebro executar as liberações de hormônios de acordo com nossas necessidades e o organismo conseguir estabilizar as funções do corpo e deixá-lo relaxado.

Portanto, se você não dormir as horas necessárias por noite (recomenda-se em torno de sete horas para um adulto médio) ou tiver noites de sono não restauradoras (aquelas das quais você já acorda cansado), não estará 100% no dia seguinte e ficará muito mais sujeito a não conseguir lidar com as pressões normais da rotina de empreendedor.

Fonte: PEGN

Veja mais!