4 dicas para conquistar parcerias para sua empresa

Certamente, as parcerias são um instrumento muito importante para ter fornecedores, clientes e contatos valiosos para a sua empresa.

Para ajudar você a ter parcerias frutíferas e lucrativas, listamos quatro dicas importantes para manter bons relacionamentos. Confira a seguir:

Conheça suas necessidades

Mapeie as áreas do negócio, avalie pontos fracos e, portanto, identifique que lacunas um parceiro poderia preencher: ele pode dar acesso a mercados não atendidos e aumentar a base de clientes ou elevar o poder de barganha com fornecedores, por exemplo.

Estude seu parceiro

Potencial aliado em vista? Com isso, verifique o histórico dele no mercado, os clientes atendidos e suas condições econômico-financeiras. Dessa forma, “Busque parceiros que compartilhem os mesmos valores e práticas empresariais”, diz Kallás, do Insper.

Faça seu networking

Encontrar parceiros é uma tarefa que requer estímulo constante à rede de contatos. Portanto, a participação em feiras e eventos, reuniões de associações setoriais ou cafés da manhã na sede da empresa ajudam a identificar oportunidades na sua área.

Defina as regras do jogo

“Faça reuniões de alinhamento exaustivas antes de fechar a parceria”, diz Luis Felipe Franco, head de Aceleração da Endeavor. Defina duração, direitos e obrigações, como serão feitos os investimentos e compartilhados os retornos.

Fonte: PEGN

Veja mais!