Mensuração de resultados: entenda a importância de medir as ações de Marketing e Vendas

Como você identifica os resultados das suas campanhas de marketing? Será que a sua equipe de vendas está proporcionando o retorno esperado? Para responder a estas questões, é preciso trabalhar com a mensuração de resultados.

A preocupação primária de uma organização deve ser, de fato, a identificação de resultados e do Retorno Sobre o Investimento (ROI) constituído em ambas as áreas, que trabalham em conjunto, além de outros indicadores de desempenho. 

Quando a gestão não foca na mensuração de resultados, pode acabar encontrando dificuldades para identificar o melhor canal de conversão, em descobrir qual etapa do funil de vendas precisa de melhoria e analisar se uma ação gerou retornou ou não. 

Por isso, todos os empreendedores precisam entender a importância das métricas que ajudam a apontar os resultados. E para ajudar você com isso, produzimos esse post completo, com práticas bem simples. Confira agora mesmo!

Por que trabalhar com a mensuração de resultados?

Acompanhar os resultados, saber o caminho das ações e o que precisamos fazer para melhorar é fundamental. Inclusive, esses são os principais objetivos da mensuração de resultados em marketing e vendas. 

Em outras palavras, o marketing pode atrair novos clientes por meio das redes sociais, campanhas de e-mail marketing, anúncios ou até com ideias criativas, como utilizar placas de sinalização para potencializar as vendas, por exemplo. 

Porém, se uma métrica não for utilizada para identificar os resultados dessas ações e, principalmente, do time de vendas, fica difícil encontrar a melhor estratégia e direcionar as campanhas da melhor forma. 

Dessa forma, além de mensurar os resultados, é preciso fazer isso de forma correta. Caso contrário, você pode passar uma imagem equivocada do desempenho do marketing e vendas e proporcionar uma sensação de segurança para toda a equipe. 

Além disso, existe uma situação ainda maior: investir mais dinheiro em campanhas que estão atingindo resultados acima do esperado. Por isso, adotar a mensuração de resultados vai analisar se o seu negócio está no caminho certo

Como mensurar campanhas de marketing e vendas?

Como mencionamos anteriormente, trabalhando com a mensuração de resultados, torna-se possível criar ações inteligentes para o departamento de marketing e vendas. Quanto mais dedicação para essa função, maiores serão as chances de analisar pontos de melhoria. 

Sem mais delongas, precisamos entender os elementos importantes para exercer essa atividade, não é mesmo? 

Para que você realize a mensuração de resultados em ações de marketing e vendas, existem alguns pontos fundamentais: 

  • Definir as ferramentas que serão utilizadas;
  • Identificar as metas e objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Definir as métricas mais importantes;
  • Criar relatórios para fazer as análises corretas (gastos com campanhas, ações com fita de led, por exemplo, entre outros.  

Para isso, veja agora as 2 principais métricas para você implementar na análise de resultados do seu negócio. Vamos lá?!

Métricas fundamentais para mensurar os resultados

O trabalho de identificar os resultados apresenta melhores resultados quando testes, pesquisas e medições são feitas periodicamente. Para isso, veja as 2 principais métricas para auxiliar nesse processo!

1. Cálculo do ROI

O cálculo do ROI (Return on Investment ou retorno sobre investimento) é uma das métricas mais utilizadas. É usado para mensurar o retorno de uma determinada ação ou, como o próprio nome supõe, investimento. Nesse sentido, é aplicada a seguinte fórmula: 

  • Exemplo: R$ 10.000 (ganho obtido com a ação) – R$ 4.000 (investimento da ação). Com isso, o retorno sobre investimento é de R$ 6.000.

2. Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica muito utilizada. O cálculo permite que, a empresa analise a quantidade de vendas realizadas com determinada ação de marketing.  

Além da identificação das vendas, existem outros aspectos que podem ser avaliados, como: conversão de leads, acessos, cliques, entre outros. 

Por exemplo: se, a cada 100 visitantes de um site, 50 efetuarem uma compra de etiqueta de segurança, por exemplo, a taxa de conversão será de 50%.

Por fim, invista na mensuração de resultados para potencializar o seu time de vendas e marketing. Lembre-se que é fundamental acompanhar as métricas periodicamente para direcionar suas ações e obter o retorno esperado. 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌ 

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