DICAS DE MARKETING DIGITAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

            Já se passaram quase 30 dias desde o pronunciamento oficial do Governo Estadual sobre medidas de distanciamento da população para conter a propagação do Covid-19 – termo técnico usado para designar a doença provocada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2). Um momento que nos pede cuidado e empatia, mas que para muitos também tem sido o momento de se reinventar e trazer mudanças necessárias em suas empresas.

            A presença digital de uma empresa era algo que muitas já vinham adotando em suas rotinas, pois percebiam a necessidade de estarem conectadas com seus consumidores. Porém, com a pandemia essa necessidade, que antes era considerada a longo prazo, precisou ser adiantada por várias empresas que ainda não se faziam presentes no meio digital. Muitas lojas passaram a trabalhar com o método de delivery, outras passaram a gerar conteúdos de seus produtos, ou seja uma forma de manterem suas vendas ativas durante este período.

            Entretanto, sabemos que não basta criar uma conta nas redes sociais, encher de publicações não planejadas para atingir seus consumidores e assim manter suas vendas ativas, principalmente neste momento delicado. A empresa precisa se atentar a alguns pontos importantes desta fase e para isso listamos abaixo 3 dicas para você criar uma estratégia condizente com a situação:

            1 – Seja resiliente, seja humano!

            Antes de mais nada, pessoas gostam de ver pessoas!

            As redes sociais foram criadas como uma forma de socialização digital, aproximou muitas pessoas, nos fez conhecer diferentes culturas, etc. Por isso, antes de pensar como uma empresa no meio digital, pense como ser humano!

            Entenda, é um momento de dificuldade e incertezas para todos, e o seu consumidor está vulnerável, muitas vezes retraído, por isso não seja “agressivo” em sua estratégia agora. O momento é de empatia, mostrar solidariedade e otimismo. Aproveite o momento para mostrar quem é você, o produto ou serviço que sua empresa oferece, conte qual a história da sua marca, compartilhe boas notícias ou ajude quem precisa.

            Sabemos que pessoas são movidas por emoções e se nesse momento você oferecer o que elas precisam – um acolhimento, um ato de solidariedade ou resiliência – com certeza elas se lembrarão de você quando tudo isso passar!

            2 – Conheça o seu público

            Você sabe realmente quem é o seu público? Conhece-lo é primordial para que a comunicação da sua empresa seja feita de forma eficaz. Entender o comportamento do seu público-alvo, os fatores que eles consideram determinantes para compra, em qual rede social eles tem passado mais tempo, o que eles buscam e acreditam neste momento da pandemia. Ter conhecimento sobre essas e outras informações ajudará você alcançar resultados positivos.

            Defina quem você quer alcançar com o seu conteúdo e produto, as principais características desse nicho e trace as estratégias para atingi-lo. Faça monitoramentos constantes para saber se o seu conteúdo está atingindo o seu público correto. Muitas vezes, quando a comunicação não traz retorno há uma grande possibilidade de não estar sendo direcionada ao público correto.

            3 – Crie conteúdos de qualidade

            Se você é um lojista, como é a sua empresa? Organizada, limpa, produtos expostos em lugares bonitos e iluminados? Bem, é assim que o seu site e rede social também devem ser.

            Cuide do conteúdo que você gera para seus clientes da mesma forma que você cuida da sua loja física. Uma foto de boa qualidade para redes sociais e um site atrativo podem fazer a diferença no momento de escolha do seu consumidor. Entenda que a foto vista pelo seu cliente é a única forma dele visualizar o produto e o texto sua fonte de informação sobre o item, por isso devem ser nítidos e de fácil compreensão. O mesmo para uma loja virtual, pois ela precisa transmitir segurança para que o cliente efetue a compra, seja de fácil entendimento e possua o mínimo de passos necessários para se finalizar o pedido. 

            Acredita-se que a pandemia será uma “virada de chave” para as vendas online, pois muitas empresas precisaram se adequar rapidamente a esse método de venda. Por isso é tão importante trabalhar a estratégia correta neste momento, a fim de que sua empresa esteja ativa na memória das pessoas quando essa fase passar e assim alcançar um retorno positivo de todo tempo investido nesse método de venda.

Luciane Victor, publicitária especializada em Marketing Digital, com MBA em Marketing pela FGV e Nanodegree em Marketing Digital pela Udacity. Atualmente atua como analista de marketing na Mariotta Calçados.
Imagem: Freepik

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