Então é Natal, o que você fez para vender mais?

Confira a nossa lista de Natal. Em outras palavras, nós apresentamos dicas para você incrementar a estratégia de venda do seu negócio para o fim do ano. 

Primeiramente, deixamos o questionamento: você notou as cores da sua cidade nos últimos dias? Percebeu que as janelas estão iluminadas, que os jardins estão enfeitados e que os shoppings estão ficando cada vez mais cheios de gente? Talvez você já tenha até cruzado com um Papai Noel por aí.

O Natal chegou com tudo!

Tal data, que acalenta o coração de muita gente, é a mais esperada do ano pelo comércio, já que as pessoas estão com o 13º no bolso e dispostas a gastar com presentes e lembrancinhas para os entes mais queridos e até o pessoal do trabalho.

Mas como andam as ações da sua empresa para as vendas deste fim de ano? Você ainda não se mexeu e quer ajuda para começar ou a execução do planejamento já está a todo vapor e quer ver o que ainda pode melhorar?

Nós preparamos uma lista de Natal para presentear você. Mas não se preocupe, tudo o que queremos é dar 15 dicas para sua estratégia de vendas. Certamente, é mais do que hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar:

Atraia o público com uma decoração temática

O espírito natalino precisa estar presente na sua loja, portanto, não deixe faltar árvore de Natal, bonecos de Papai Noel e seus ajudantes, e réplica das renas.

Aproveite os retardatários

Você sabe que muita gente deixa para comprar os presentes na última hora. Ajude o cliente a encontrar o que precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras.

Comemore o Ano-Novo

Continue impulsionando as vendas com promoções pós-feriado ou com e-mails personalizados, enviando sugestões de produtos complementares ao que já foi adquirido.

Informe os prazos para a devolução e troca de presentes

Nem sempre acabam acertando o nosso gosto e é muito comum que a semana depois do Natal se transforme numa saga para trocar os presentes.

Já ouviu falar em “boxing day”? A data tem se popularizado como uma alternativa à Black Friday. Há lojas que aproveitam o dia para organizar os saldos e reduzir drasticamente o preço dos produtos não vendidos no Natal.

Faça promoções

Determine o volume de produtos que quer vender e em quanto tempo. Com base nisso, defina o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos.

Já pensou na categoria “presentes quentes”? O nome é uma criação nossa, mas basicamente são os produtos mais procurados na temporada. A dica aqui é incentivar a compra de itens que são a febre do momento.

Fidelize os clientes

O Natal é uma grande oportunidade de aumentar os lucros, mas também é um ótimo momento de criar relações duradouras com os clientes, por meio de um bom produto e de um atendimento impecável.

Solucione problemas

O cliente vai até a sua loja e vai sentir vontade de voltar se você oferecer soluções rápidas para as necessidades dele.
Entenda as objeções do cliente: argumente e estimule o interesse do cliente no seu produto.

Organize a loja

A boa disposição dos produtos facilita, tanto para o vendedor quanto para o cliente, identificar o que se procura, e isso pode ser decisivo para o momento da compra.

Esteja nas redes sociais

Ser ativo no ambiente digital é uma ótima maneira de divulgar sua marca e, com isso, aumentar seu alcance e vender mais.

Crie ótimas condições de pagamento

Descontos e ofertas, como “leve 3, pague 2”, e facilidades nas formas de pagamento são boas formas de estimular o consumo.

Nem só de presentes vive o Natal

Um dos grandes atrativos do fim de ano é a conexão das pessoas. Isso quer dizer que o seu negócio de alimentação e decoração também vai ser muito demandado.

Fonte: Sebrae

 

Veja mais!