Você utiliza o planejamento na sua empresa, antes de agir?!

Recentemente temos visto muitas empresas fechando suas portas, devido à
condição atual do país. Mas qual seria o real motivo desse cenário? O que vemos comumente, são empresários imediatistas, agindo por impulso e sem planejamento. Pessoas que pensam no agora, ou no final de semana, ou somente até o próximo feriado. Fazem compras sem planejamento e acabam ficando com estoque parado (estoque parado é dinheiro parado!)

Por que utilizar o planejamento?

O planejamento estratégico ( por mais que deixe muita gente de cabelo em pé!) permite o desenvolvimento de tarefas e ações maiores e organizadas, em direção ao objetivo principal da empresa.

A primeira etapa, é saber o ciclo da sua empresa. Geralmente as indústrias fazem planejamento para ciclos entre 02 e 05 anos. Já empresas de tecnologia, tem uma necessidade de fazê-lo e revê-lo na mesma velocidade que acontecem as grandes inovações.

O segundo passo, é reunir as pessoas que tomam decisão dentro da empresa, e discutir (é sempre bom contar com um mediador imparcial, para garantir que todos sejam ouvidos!) as ideias, caminhos e o que impede a empresa de crescer.

Após essa definição, é preciso estabelecer indicadores, para avaliar se a empresa “está no rumo certo” para realizar tais ações. Lembrando que, o planejamento estratégico pode e deve ser alterado, caso o objetivo fique mais distante de ser alcançado pelo primeiro caminho definido, mas que tudo seja feito e pensado de forma ordenada, para evitar com que tudo se perca.


Existem empresas que ministram cursos sobre o assunto, como por exemplo o Sebrae.

Veja mais!