Você sabe o que é um domínio e para que serve?!

Toda loja tem um nome, certo?! Na internet, funciona da mesma forma. Você precisa ter um nome para ser encontrado. É exatamente isso o que chamados de domínio, mas você sabe para que ele serve?

Como ele vem apresentado e para que serve?

No final do seu nome é acrescentada uma terminação que condiz com o ramo do seu negócio. Tal terminação pode ter o .com.br para dizer se é organização comercial, .adv para dizer se é advocacia, .edu para dizer que é do setor educacional, entre outros. Até mesmo o final .br ou .fr servem para mostrar a nacionalidade do site, porém, hoje em dia não são tão levados em conta.

Resumindo, seria o endereço que digitamos na barrinha do navegador, para entrarmos no site que queremos (www.empresa.com.br). É através dele também que são criados emails com o nome da empresa ([email protected]), dando mais profissionalismo e personalização. Além disso, é importante ressaltar que quanto mais curto, mais fácil de ser lembrado!

É possível existirem domínios iguais?

Apesar de vermos muitos nomes de lojas iguais, na internet isso não é possível, pois, uma vez registrado, ele fica indisponível para outra pessoa registrar em seu nome.

Por isso, é importante que logo após definir o nome do seu negócio, fazer o registro do seu domínio, garantindo assim o seu endereço próprio na internet.

E as empresas que já não existem mais? E quem deixou de usar o seu domínio?

Ele nunca mais vai ficar disponível para outra pessoa usar? Para esses casos, existe um período que ficam disponíveis os domínios em um processo de liberação. É um período, em que novos interessados podem se candidatar a esse domínio. Normalmente tem duração de 07 dias e são abertos (a partir de hoje,  13/09) uma vez ao mês!

Ou seja, você pode mostrar seu interesse por determinado domínio e ao final do processo de liberação, eles passam as informações, se deu certo ou não.

E se mais de um interessado aparecer?!

Eles entrarão em uma fase complementar, chamada de “processo competitivo”, onde os interessados poderão ofertar valores para que um dos competidores se torne o titular do nome de domínio.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Nós registramos seu domínio de forma gratuita ( você só paga anual a taxa do Registro.br). Assim, você tem um nome e email exclusivos!

Veja mais!