4 DICAS PARA ESCOLHER A PLATAFORMA IDEAL DE E-COMMERCE

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o comércio virtual brasileiro alcançou mais de R$70 bilhões no ano de 2019.

Não é atoa que o número de e-commerces cresçam significativamente a todo instante. Contudo, muitos ainda se vêem perdidos no momento de escolher uma plataforma de qualidade.

Afinal, dependendo da plataforma escolhida, o volume de vendas e a experiência do usuário podem variar. Por isso, neste artigo, vamos te ensinar 4 dicas fundamentais para levar em consideração no momento da escolha do melhor provedor de sua loja digital.

Boa leitura!
Como escolher a ferramenta ideal?
Antes de tudo, é essencial avaliar com profundidade as funções da plataforma e como ela pode se desempenhar.

É preciso que essa análise seja feita não só com base no presente, mas também, em todos os próximos meses e até mesmo, anos.

Imagine que você escolha um determinada plataforma que, de início, se encaixe perfeitamente no seu plano de vendas de materiais para procedimentos odontológicos.

Mas no futuro, perceba que não é possível ao menos colocar a massa utilizada para fazer implante dentario no carrinho.

Acompanhe essa lista abaixo com as principais dicas para que você tome a decisão correta no momento de disponibilizar vendas em um e-commerce:
Certifique-se de que há um bom suporte
Um dos maiores motivos dos usuários preferirem uma compra online é porque eles têm a autonomia para escolherem o que querem a qualquer momento.

Por isso é fundamental que haja um suporte que atenda essa demanda, mesmo se não for durante 24 horas, que seja por um período longo.

Dessa forma, situações como o cliente colocando produto no carrinho e não conseguindo efetuar a compra serão rapidamente resolvidos.

Preze pela autonomia de personalização
É fundamental que você possa personalizar o layout da sua loja virtual. Opte pela ferramenta que te dê o máximo de flexibilidade e autonomia.

Desse modo, você irá conseguir não só expor a identidade de sua marca, como também irá ter um engajamento natural e proximidade com o seu público.

Afinal, é essencial que o seu e-commerce converse com toda a sua identidade visual.

Imagine um site de odontologia que produz textos e artigos sobre alguns procedimentos como “Como funciona a aplicação da lente de contato de dente, mas ao invés do layout ser clean e neutro, combinando com o segmento, é preto e totalmente pesado.

Certamente o público-alvo desta clínica não irá se sentir familiarizado.

Dessa forma, infelizmente, mesmo que apareça algum paciente interessado em marcar uma consulta para fazer um orçamento de lente de contato dental, ao ver esse site, ele pode acabar desistindo.

Com o e-commerce não é diferente!

É essencial que o design de sua loja virtual tenha sinergia com toda a sua comunicação visual.
Pergunte quais são os recursos disponíveis
Ter noção de quais são os recursos disponíveis é fundamental para que você saiba qual é a plataforma ideal. Uma vez que estes recursos são capazes de ajudar o usuário e também o administrador.

Certifique-se de como é o funcionamento de algumas etapas, como a inserção de produtos no carrinho, a forma de pagamento, os mecanismos de busca, cáculo do frete, sugestão de produtos similares e todo e qualquer tipo de informação que influencie a compra do cliente.

Outro ponto essencial a ser verificado são os recursos das técnicas de SEO, afinal, não podemos nos esquecer de que esta estratégia de marketing é a responsável pelo posicionamento de seu e-commerce nos sites de busca, aumentando o tráfego orgânico em sua loja.

Voltando ao exemplo da loja de materiais odontológicos, imagine que um dentista deseja repor o seu estoque de elástico ortodôntico utilizado no aparelho dental transparente.

Caso essa empresa tenha uma plataforma que respeite as técnicas de SEO, quando o dentista pesquisar sobre esse produto, certamente um dos primeiros links a aparecerem, será essa loja.
Opte pela melhor experiência do usuário

Uma das principais dicas para quem deseja descobrir se aquela plataforma é boa ou não, é pesquisando as avaliações de outros usuários.

Da mesma forma que os clientes de lojas virtuais medem a qualidade de um e-commerce pelas avaliações de outros compradores, é essencial que você pesquise a experiência de outros clientes.

Quanto maior o número de feedbacks positivos, maior a chance dessa plataforma ter um bom desempenho.

Converse com essas pessoas, visite os e-commerces, navegue, simule compras e certifique-se de que essa será a melhor escolha para você e o seu negócio!
Considerações finais
Agora que você já sabe como escolher a plataforma de ecommerce ideal para sua loja virtual, comece a estudar as suas opções e faça um bom filtro.

Fazer a escolha certa sobre a plataforma ideal para sua loja demanda muita análise, pesquisa e teste.

Utilize essas dicas para te guiar no processo de decisão e tenha certeza de que aquela que você escolher, estará alinhada com todas as particularidades de seu negócio. Afinal, a ferramenta escolhida é um fator determinante para o desempenho do seu negócio!

Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto

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