5 erros comuns na criação de sites

Hoje em dia a facilidade em criar sites e os inúmeros tutoriais disponibilizados na internet fazem com que diversas empresas desenvolvam seus próprios sites.

Afinal, ter um site, seja institucional ou para vendas, se tornou essencial para o crescimento de um negócio no mundo conectado e tecnológico em que vivemos hoje.

Porém, criar um site vai muito além de somente dar ao seu negócio uma presença digital.

Sites exigem cuidados e alguns erros podem interferir diretamente no seu desempenho e na credibilidade da sua empresa.

Conheça os 5 erros mais comuns na criação de sites:

Lentidão

A lentidão é um dos problemas mais encontrados em sites amadores. Essa lentidão provém de alguns erros que podem ter sido cometidos na hora da decisão de criar um site, como, por exemplo, a escolha do provedor de hospedagem.

Um bom provedor vai disponibilizar uma boa infraestrutura, boas ferramentas e um bom suporte técnico. Assim como um bom plano de hospedagem irá oferecer um serviço sofisticado e compatível com o tamanho do negócio.

Uma hospedagem de qualidade vai garantir que o servidor suporte todos os tipos de demanda e o desempenho do site seja satisfatório para a empresa e para o usuário.

Ausência de planejamento

É essencial planejar antes de criar um site. Esse planejamento vai desde a criação, até a proposta e expectativas esperadas com o site – o que a empresa quer do site? Qual o enfoque? Será um site institucional ou um site para vendas?

O planejamento vai muito além da criação! Ele deve estar presente na manutenção, no calendário de conteúdo, no calendário de promoções e eventuais lançamentos, entre outros.

Para uma boa organização, é preciso ter gestão, propósito e metas. Não é um site estar lá só por estar. Tenha objetivos e meça os resultados.

Aparência do site

A aparência dos sites vai muito além do bonito e do feio.

Cuidar da aparência do site é reforçar sua marca e dar a ela uma identidade, proporcionando ao usuário uma associação constante de símbolos e palavras.

Sua marca deve ser reconhecida e para isso, precisa existir um padrão (de cores, linguagem, etc.).

Ter uma boa aparência vai além da estética e se conecta com o lado funcional do site.

As letras e cores podem facilitar a leitura e o entendimento das funcionalidades que seu site apresenta.

Uma aparência não funcional vai dificultar o acesso do usuário e isso irá afastar seus potenciais clientes.

Não ter um site responsivo

É muito importante ter um site e posicionar digitalmente o seu negócio.

Mas de nada adianta ter um site se ele não é responsivo e não se adapta aos mais diversos layouts e dimensões de tela.

No mundo moderno, existem muitos dispositivos pelos quais as pessoas acessam sites: computador, celular, notebook, tablet, etc.

A experiência de um site sem adaptação para dispositivos e sem versão mobile pode ser desastrosa para seu negócio, te jogando para escanteio em relação aos seus concorrentes.

Sem estratégias de marketing e conteúdo

Sua empresa está no digital! Com um site lindo, funcional, bem trabalhado e com uma hospedagem satisfatória mas… Sem nenhum planejamento para estratégias de marketing e organização de conteúdo.

O marketing é essencial para alavancar seu negócio. É impossível esperar algum retorno ou visibilidade de sites que não trabalharam o marketing e os conteúdos alinhados a persona e aos objetivos que eram visados.

Cuidar do marketing e do conteúdo vai muito além de criar conteúdos desenfreadamente só para que eles estejam lá. Por trás de tudo deve haver estratégia, linguagem e informações relevantes.

Agora que você já conhece os principais erros ao criar um site, a TRIBOX pode te ajudar a evitá-los! Conheça mais sobre nosso trabalho através de nossas redes sociais e fuja da criação rápida e amadora de sites sem funcionalidade.

Conheça nossos canais de atendimento.

Veja mais!