Passo a passo para criar uma loja virtual

Desde a pandemia, boa parte dos clientes tem optado por adquirir produtos e serviços através de uma loja virtual.

Se você já tem uma empresa estruturada no offline e deseja ingressar no mundo digital, siga esse passo a passo para alavancar seu negócio e aumentar seu faturamento através de mais esse canal de vendas.

Monte um Plano de Negócio

Uma ideia só se torna uma ação eficaz se planejada corretamente. Muitas ideias são excelentes na teoria e quando estudamos a prática, talvez ela não seja a melhor decisão.

O plano de negócio vai ser uma bússola que irá te nortear para seu objetivo. Defina onde quer chegar, como quer chegar, em quanto tempo quer chegar e quanto está disposto a investir para isso.

Você precisa ter seu orçamento muito bem definido e seus gastos fixos e variáveis previamente determinados para evitar surpresas e imprevistos.

Entenda quanto dinheiro você está faturando mensalmente e quais suas principais fontes de ganho.

Defina seu público-alvo

Ao planejar a criação de uma loja virtual você deve considerar quem serão seus possíveis consumidores.

Essa informação irá te ajudar a definir produtos a serem vendidos, design a ser aplicado no site, identidade visual da sua marca, técnicas de comunicação e abordagem a ser utilizada.

Quando conhecemos, de fato, nosso público-alvo, isso nos ajuda a criar uma melhor experiência de acesso do usuário na loja virtual e, consequentemente, atingir o fundo do funil de vendas e transformar esse lead em cliente.

Tenha uma estratégia de Branding

Agora que você já definiu seu plano de negócio, seu orçamento e seu público-alvo, chegou a hora de aplicar estratégias visuais, dentro dos objetivos e gastos permitidos, que atraiam seu público.

Ter uma estratégia de branding bem trabalhada, fará com que o consumidor não esqueça da sua marca e saiba identificá-la com pequenos detalhes – tom de voz, paleta de cores, nome da empresa e logomarca.

Sua marca deve estar relacionada com o produto ou serviço que oferece e valores e desejos do público que deseja atingir com sua loja virtual.

Hospedagem e Provedor de pagamento

Hora de colocar sua loja virtual no ar! Escolha uma plataforma de hospedagem que ofereça uma boa experiência para você que está contratando esse serviço.

Existem muitas plataformas com um preço justo e que disponibilizam um suporte de alto-nível e facilidade de configuração dos serviços.

É muito importante conhecer o processamento da hospedagem para, caso o tráfego ultrapasse os números esperados – o que não é algo ruim – sua loja virtual tenha capacidade para suportar.

Nessa etapa você também deve definir como aceitará os pagamentos dos clientes, é essencial ter um provedor de pagamentos seguro e flexível que aceite todos as formas de pagamento mais utilizadas.

Marketing digital

Site no ar? É hora de vender! Invista em estratégias de marketing digital, anúncios pagos e use o poder da sua marca ao seu favor.

Conquiste e fidelize clientes para que procurem o seu negócio na hora de satisfazer um desejo ou resolver um problema.

Utilize métodos de comunicação eficazes para direcionar seu público-alvo até sua loja virtual. É muito importante ser visto e estreitar laços com o cliente em questão.

A TRIBOX trabalha com plataformas de e-commerce e estratégias de marketing digital.

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