Reter ou Fidelizar clientes?

Afinal, qual é a diferença entre reter e fidelizar um cliente?

Reter um cliente é quando, além de mantê-lo ativo, você também traça estratégias para que fique satisfeito com a compra e com a empresa. Para isso, a dica é sempre estar atento a críticas, sugestões e elogios feitos, de forma que busque oferecer sempre o melhor. Você também pode analisar o perfil do seu cliente para adaptar-se às tendências de consumo.

Enquanto isso, fidelizar um cliente engloba diversas ações para que o cliente seja seu consumidor a longo prazo, visando sempre manter um bom relacionamento, de forma direta, com ele, seja na entrega do produto ou no pósvenda.

Você deve estar de olho no que o mercado oferece e sempre se colocar no lugar do consumidor. Comece analisando a experiência de compra que a sua empresa oferece, como é o seu atendimento e também como a entrega é realizada.

Observe todos os itens e busque melhorar dia após dia para reter e, posteriormente, fidelizar seus clientes, aumentando, assim, a frequência e o ticket médio da compra!