Principais tendências para 2023 do varejo

A definições das tendências para 2023 pensando no varejo, partem de estudos de comportamento de consumo das pessoas. Precisamos entender os hábitos, emoções, necessidades e desejos do consumidor para, assim, definirmos as tendências de mercado dos próximos anos.

A principal norteadora das novas tendências é a tecnologia, que, com sua velocidade de mudança e facilidade de acesso, nos traz para um cenário imediatista e mutável onde as estratégias de marketing e consumo são altamente afetadas.

Onde estão os consumidores?

É notável que o crescimento das demandas dentro do e-commerce foi bem significativo, porém, de forma alguma isso trás indícios de uma possível abolição do varejo físico. O e-commerce com certeza é uma crescente quando pensamos em tendências para 2023 mas o público não dispensa o contato com o produto e as compras físicas – dentro desse cenário, seu potencial consumidor está em todo lugar, então seu negócio precisa, também, estar em todo lugar para atingir um maior número de novos clientes e fidelizar aqueles que já buscam pelas soluções do seu negócio.

Entenda o critério de compra e desistência

O consumidor, atualmente, busca por vantagens, benefícios, preço, praticidade, qualidade e velocidade de entrega. Esses mesmos motivos que fazem com que o cliente escolha uma empresa podem ser os motivos que o farão desistir de comprar a prior ou comprar novamente. Quando pensamos nas estratégias para 2023 no varejo, precisamos estar muito atentos ao que o consumidor procura.

Clientes que optam pelas comprar online, procuram versatilidade e comodidade, então esteja certo de que sua empresa oferece essas soluções. Muitos clientes desistem da compra quando ela se torna complicada (é essencial investir na experiência do usuário), ou quando os prazos de entrega são longos e as taxas de entrega abusivas.

Aqueles clientes que optam pelas compras físicas, buscam o contato, informações mais detalhadas, experimentação, sair com o produto em mãos e bom atendimento. Tendo em mente o desejo e problema do cliente, esteja certo de ser a solução para o que ele busca e precisa. A experiência do cliente também deve ser levada em consideração neste tópico. O lugar de compra precisa demonstrar aconchego e credibilidade o consumidor.

Redes sociais vendem?

Vivemos em um mundo altamente tecnológico onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e buscando por facilidades e soluções. Por mais que as redes sociais não sejam os principais canais de venda, são nelas que você pode mostrar mais detalhadamente o que você oferece e como oferece. Dentro das tendências para 2023 no varejo, as redes sociais com certeza serão grandes aliadas de vendas.

Dentro das vendas em redes sociais, o WhatsApp, o Instagram e o Facebook ainda saem na frente, então é importante que seu negócio esteja presente nelas, que são as principais mídias digitais que podem se tornar uma excelente vitrine para seu produto. Trabalhe bem as estratégias de marketing digital dentro do social commerce e veja seu negócio crescer significativamente.

Agora que você já está um pouco mais por dentro das tendências para 2023 no varejo, é a hora de estudar e definir suas estratégias para o próximo ano.

 Nós, da TRIBOX, podemos te ajudar a entender e identificar qual a estratégia digital necessária para alavancar seu negócio e, principalmente, suas vendas.

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