Passo a passo definitivo para criar uma estratégia digital

Você sabe o que é uma estratégia digital e como aplicá-la adequadamente ao seu negócio? Nesse artigo vamos te contar.

Basicamente, a estratégia digital é um plano estratégico com foco no mercado digital e envolve um estudo profundo dos resultados que a empresa deseja alcançar e quais os melhores caminhos para atingir esses objetivos de maneira eficaz.

A estratégia é comumente usada para identificar em quais os canais e mídias a empresa deve estar, qual linguagem e postura deve adotar, quando deve iniciar os planos de ação e quais promoções deve oferecer.

Cada canal deve ter uma estratégia digital personalizada e as empresas devem saber cria-las e adaptá-las conforme necessidade.

As estratégias do e-commerce não necessariamente serão as mesmas das redes sociais, por exemplo. A linguagem e a abordagem mudam de acordo com o tipo de acesso e objetivo de cada canal.

A estratégia trabalhada nas redes sociais deve ser de conteúdo, criação de desejo e interação, enquanto a estratégia trabalhada no e-commerce deve ser voltada totalmente para conversão e credibilidade.

É importante reforçar que estratégias digitais vão muito além de redes sociais e sites, elas devem estar presentes em blogs, aplicativos, e-mail marketing etc.

O primeiro passo é definir qual estratégia digital se aplica melhor ao seu nicho. Conheça as principais:

Topo do Funil

É a fase da atração e tem como principal foco despertar o interesse do cliente no seu produto ou serviço. É nessa fase que você recebe um maior número de visitantes a tráfego orgânico.

Nesse momento, o objetivo maior é chamar a atenção do público-alvo e convencê-lo de que seu conteúdo é a resposta para todas as suas perguntas.

Meio do Funil

Aqui você já teve um primeiro contato com o público-alvo alguma vez, mas não convenceu essa persona de que ela precisa do seu produto ou serviço.

Nesse momento, a abordagem não deve ser agressiva.

É uma etapa muito importante da estratégia pois é a fase do cliente decidir se vai deixar de ser um lead para se tornar um cliente.

Fundo do Funil

Esse cliente já passou pelo topo e pelo meio do funil. Ele já se sentiu atraído pela sua empresa e já estreitou laços com você.

Nesse momento, a abordagem deve ser mais agressiva e o time de vendas deve entrar, de fato, em ação para que a etapa de compra seja concretizada.

É essencial entender em qual etapa a sua empresa se encontra e aplicar a abordagem correta dentro da estratégia necessária.

Após todo o planejamento, definição e aplicação dos planos de ação, não esqueça de monitorar e mensurar os resultados.

Escolha uma ferramenta de monitoramento que atenda suas necessidades e estude quais estratégias funcionaram e quais precisarão ser readequadas e quando precisarão ser readequadas, através de um estudo detalhado e aprofundado de tudo que foi feito, e tudo que foi conquistado com o trabalho realizado.

Nós, da TRIBOX, podemos te ajudar a entender e identificar qual a estratégia digital necessária para alavancar seu negócio.

Quer conhecer melhor o nosso trabalho? Você pode nos acompanhar em nossas redes sociais.

Tem alguma dúvida? Fale Conosco!

Veja mais!