As principais tendências para Loja Virtual em 2023

Desde 2020 foi nítida a aceleração dos negócios digitais e a popularização das compras online.

O e-commerce tem atingido níveis muito altos no mercado e essa tendência de mercado continuará crescendo em 2023.

Com a aceitação do e-commerce pela maioria do público, as expectativas em relação aos negócios virtuais são positivas pois, graças a sua velocidade, praticidade, competitividade e possibilidade de alcance, essa modalidade de vendas tem se tornado a preferida dos consumidores.

Conheça agora as tendências de mercado para as lojas virtuais em 2023:

Vendas pelas redes sociais

O social commerce é uma das mais fortes tendências do mercado digital para este ano.

Essa tendência vale tanto para compras feitas diretamente nas redes sociais quanto para compras que direcionam o cliente para um site através das redes.

Dentro desse meio, se destacam os nichos de moda, cosméticos, livros e acessórios.

Mobile first

O uso do celular tem sido maior a cada ano quando falamos em ferramentas de acesso para compras online. As compras pelo celular se tornam mais ágeis pelo fato de estarem o tempo todo na mão do público.

Segundo estudos, 52% dos brasileiros fazem compras pelo celular. Isso mostra a importância das empresas terem seus layouts adaptados para mobile, facilitando a experiência do cliente.

Otimização na logística de entrega

Uma das tendências de maior impacto e que afeta diretamente na decisão de compra do cliente são as logísticas de entrega.

Além de evitar valores abusivos de entrega deve-se optar por empresas que realizam entregas de forma rápida, segura, eficiente e responsável.

Um estudo realizado pela E-commerce Trends mostra que o valor da entrega é o motivo pelo qual 82,3% dos usuários abandonam o carrinho. 

O cliente fica mais satisfeito quando recebe o produto de forma rápida, barata (ou até gratuita) e isso acaba criando uma impressão positiva geral sobre a compra.

Chat ao vivo como canal de atendimento

Vivemos em uma geração imediatista que tem acesso fácil à tecnologia e à informação.

O e-commerce permite a compra 24 horas por dia, ou seja, ter um canal de suporte que atenda possíveis dúvidas dos clientes durante a navegação, influenciará diretamente na decisão de compra.

Big Data

Um sistema de integração de dados é essencial dentro das tendências do e-commerce.

O grande volume de dados que roda em sites de compra online pode ser utilizado de forma estratégica e direcionada para cross-selling, recomendação de produtos e e-mails marketing personalizados que levam o cliente para a compra.

Assinaturas

As assinaturas são vistas como tendência para o e-commerce em 2023. Dentre elas estão desde grandes plataformas como Netflix, Spotify e Prime Vídeo, como clubes de assinaturas de produtos de qualidade e marcas reconhecidas no mercado.

Nessa modalidade, o cliente paga um valor fixo por determinado produto ou serviço que é disponibilizado para ele de forma periódica.

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