Tutorial definitivo sobre o que é ERP, HUB e Plataforma de vendas

No mundo em que vivemos, a tecnologia desempenha um papel fundamental no mundo dos negócios. Dessa forma, o varejo digital vem crescendo de maneira proporcional e acompanhando a evolução da internet e dos novos meios de comunicação. O primeiro marketplace foi criado em 1995 e isso nos distancia apenas 28 anos desse marco.

Sua empresa precisa estar no digital, e caso você queira ter um e-commerce de sucesso, é preciso investir em ferramentas e recursos. Pensando nisso, existem sistemas de gestão e otimização de operações online que podem auxiliar nesse processo, entre eles o ERP, hub e plataforma de vendas.

Os canais de vendas são diversos e, caso sua empresa deseje atuar em mais de um canal, é preciso ter um sistema que integre elementos importantes como estoque, custo, envio, frete e nota fiscal, para que o bom andamento de suas operações e expectativas de resultado não sejam prejudicados.

Agora, como identificar qual sistema é o ideal para sua empresa? Primeiro é preciso conhecer todos os processos que são realizados manualmente e quanto tempo é investido em cada processo. É necessário, também, conhecer cada uma das ferramentas oferecidas para entender de qual forma elas poderão auxiliar no andamento do seu negócio digital.

O que é ERP?

ERP significa Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais). O ERP é um sistema integrado de gestão que tem como função centralizar todas as informações e processos de uma empresa em um único lugar. Essa ferramenta abrange áreas como: finanças, contabilidade, recursos humanos, logística e vendas. Através do ERP é possível que estas áreas compartilhem informações entre si, automatizem tarefas e otimizem processos ao proporcionar uma visão abrangente e atualizada dos dados da empresa.

O ERP permite o monitoramento do desempenho de equipes comerciais, acompanhamento do ciclo de vendas, controle de estoque e pedidos. Toda essa análise de dados é feita em tempo real. Normalmente o ERP está integrado a outros sistemas usados pela empresa.Pensando em uma loja virtual, inclui a plataforma de e-commerce, transportadoras e gateways e hubs de marketplaces, por exemplo. Ou seja, é uma ferramenta de finalidades administrativas.

O que é HUB?

O termo HUB consiste em uma plataforma ou sistema que conecta diferentes aplicações e serviços para facilitar a troca de informações entre eles. Um HUB de vendas por integrar o ERP da empresa com os sistemas de e-commerce, marketplaces e outros canais de vendas online.

O HUB de integração permite a criação de anúncios em múltiplos marketplaces, utilizando-os como vitrine e fazendo com que seja uma ferramenta muito importante para a viabilização do crescimento da loja virtual em vários canais. É a ponte entre seu e-commerce e os marketplaces. Dentro deste software, é possível também gerenciar tudo em uma única aba de vendas, cadastrar, precificar e gerir produtos, emitir notas fiscais e realizar aplicações que viabilizam táticas de venda.

Tenha uma plataforma de vendas

As plataformas de vendas, também conhecidas como plataformas de e-commerce, são um sistema virtual onde você, lojista, pode cadastrar seus produtos para vender online. Dentro dessa plataforma você poderá montar seu catálogo de produtos e viabilizar suas vendas atraves da integração do controle de pedidos, processos de entrega, acompanhamentos das entregas e pagamento online.

É muito importante escolher uma plataforma eficiente e completa, afinal, é através dela que sua loja será gerenciada. A TRIBOX oferece uma plataforma que transforma sua presença digital em uma máquina de vendas. Oferecendo pacotes de vendas ilimitadas, suporte humanizado, integração com mídias sociais, site responsivo, recursos para SEO, integração com ferramentas Google e muito mais.

Conheça mais sobre a TRIBOX através de nossas redes sociais.

Veja mais!