O que é Metacommerce?

Você já conhece o metacommerce? O novo conceito de e-commerce pode impactar diretamente seu negócio se ele tem um comércio eletrônico.

Parece óbvio, mas vamos explicar.

O metacommerce é a combinação das palavras “metaverso” e “e-commerce” onde, utilizando tecnologias avançadas de realidade aumentada e inteligência artificial, as lojas buscam uma imersão total no metaverso e uma experiência diferenciada de compra.

Hoje, o metaverso está indo muito além das relações sociais.

Nele, têm sido criados espaços para propaganda, marketing e vendas. Isso vem muito da questão geracional onde os jovens estão optando pela experiência digital ao invés da experiência física.

Grandes marcas como Ralph Lauren, Gucci e Nike já estão desenvolvendo vestimentas no metaverso de forma que os clientes possam provar as peças dentro do ambiente virtual.

O novo conceito pode mudar a forma como vemos o comércio eletrônico e como os consumidores agem e tomam decisões, visto que dentro do metaverso é possível conversar, jogar, assistir filmes e, com o comércio eletrônico, realizar compras virtuais com moedas reais e digitais.

A integração do mundo virtual com o digital permite que o varejo crie uma nova experiência para seus clientes, se conectando com as novas gerações que são os maiores consumidores do mercado.

Esse método de integração abre uma gama gigantesca de oportunidades, não há limites dentro do metaverso.

As experiências tradicionais de e-commerce são pouco lúdicas e a experiência é comum.

A ideia de levar o e-commerce para outro patamar, que é o metaverso, é trazer as sensações e experiências de estar em uma loja real sem sair da sua casa.

É claro que as atividades humanas são afetadas pelas novas tecnologias, o mercado e as pessoas precisarão se adaptar a essa nova realidade para que não fiquem para tras.

Para o consumidor, entrar no metacommerce proporciona muito mais que uma experiência diferenciada e inesquecível, expressa mais segurança na hora de adquirir um produto e permite que a loja ofereça ao consumidor mais e melhores opções de pagamento.

Metacommerce no Brasil

As principais barreiras hoje em nosso país quando se pensa em adotar esse novo conceito de e-commerce, estão associadas à tecnologia, mas logo o 5G irá tornar o metacommerce cada vez mais viável.

Algumas empresas já começaram a fazer parte do universo meta, por exemplo, o Carrefour, que tem lojas no Brasil e lançou uma loja dentro do jogo Fortnite, com produtos 100% digitais.

Uma outra barreira enfrentada no Brasil é a questão dos óculos virtuais de realidade aumentada.

A baixa comercialização e demanda dos óculos demonstram que os usuários ainda não veem esse acessório tecnológico como uma necessidade para o dia a dia, ainda mais pelo fato de os valores não serem nada acessíveis em nosso país, fazendo com que a tecnologia do metacommerce chegue de forma mais lenta em solo brasileiro.

O céu é o limite para a tecnologia! Compartilha com a gente se você faria compras no metaverso.

Quer elevar o patamar do seu negócio e entrar para o digital? Conte com a TRIBOX! Para conhecer mais sobre nosso trabalho acesse nossas redes sociais.

Conheça nossos canais de atendimento.

Veja mais!