3 Motivos para você não vender via direct

É muito importante que sua empresa esteja nas redes sociais, afinal, hoje as redes são uma excelente vitrine para seu produto ou serviço e pode ser uma grande aliada no posicionamento da sua marca ou se você deseja se tornar uma autoridade no assunto através da criação de conteúdos dentro do seu nicho de atuação para atrair novos clientes. Porém, quando se trata de vender produtos online, utilizar as redes sociais como canal de vendas pode não ser a melhor escolha para sua empresa. Vamos te mostrar os principais motivos pelos quais a sua empresa deve considerar a utilização de uma plataforma de e-commerce para vender seus produtos ou serviços.

Segurança

Ao vender seus produtos ou serviços pelo direct, a empresa precisa confiar que o cliente irá realizar o pagamento antes de receber o produto e existem muitos casos de fraude com relação a falsificação de comprovantes de pagamento, por exemplo. Ou até mesmo quando a empresa permite que o cliente pague pelo produto após o recebimento, criando um cenário propício para um golpe. É arriscado também quando pensamos na segurança do cliente, visto que muitas empresas que escolhem vender seus produtos ou serviços pelo direct recebem o valor do cliente ou uma parte do valor total e não entregam o que foi pago.

Em contrapartida, se a empresa opta por ter um e-commerce em uma plataforma de confiança, ela pode oferecer uma variedade de opções de pagamentos mais seguras e confiáveis, aumentando a confiança do cliente em relação ao cliente, dando credibilidade a empresa e reduzindo riscos de fraude.

Demanda de tempo da empresa

Se sua empresa pratica vendas pelo direct, é necessário ter alguém da sua equipe que esteja disponível para responder às mensagens e dúvidas dos clientes e gerenciar a logística das vendas. Isso pode gerar uma alta demanda de trabalho, principalmente em empresas que tenham uma equipe pequena. Outro fator importante para considerarmos é a dificuldade de controlar o processo de venda, desde os pedidos até o despacho do produto ou organização da entrega dos serviços, correndo o risco de frustrar o cliente com erros e atrasos.

Com uma plataforma de e-commerce, a empresa pode automatizar os processos de venda, desde a apresentação dos produtos, até a confirmação do pedido e envio do produto, permitindo que o cliente acompanhe o andamento até o recebimento. Dessa forma, a equipe pode se concentrar em atividades como marketing, atendimento ao cliente e separação de pedidos de maneira organizada.

Falta de controle de estoque

Ao vender pelo direct, é fácil vender um produto que outra pessoa também está de olho ou perguntando sobre ele, resultando em competição entre os clientes e uma experiência desagradável de compra, que pode gerar expectativas no cliente de um produto que talvez ele não consiga comprar por indisponibilidade não informada. O risco de perder o controle do estoque é muito grande.

Através de uma plataforma de e-commerce, o estoque da empresa pode estar integrado com o banco de dados do site e isso garante que os produtos estejam disponíveis quando os clientes quiserem comprá-los, evitando a venda de produtos que não estão disponíveis.

Uma plataforma de e-commerce pode ser a opção mais segura e eficiente para empresas que desejam vender seus produtos online, trabalhando uma abordagem de vendas mais profissional, confiável e automatizada, além de transmitir uma maior credibilidade ao consumidor e atingir novos clientes.

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