Conquistar um novo cliente custa mais do que manter um atual: aprenda como fidelizar o cliente em loja virtual

Segundo Philip Kotler, “Conquistar um novo cliente custa até 7x mais do que manter um atual.” Conquistar novos clientes pode ser muito mais caro do que fidelizar clientes que já compram na sua loja virtual. As vezes uma empresa quer tanto conquistar novos clientes que esquece de investir em estratégias que concentrem em manter seus atuais clientes fiéis e satisfeitos. Neste artigo, daremos algumas dicas de como trabalhar essas estratégias.

Atendimento ao cliente

Ofereça um atendimento ao cliente de excelência. É importante que sua loja virtual ofereça um atendimento rápido, humanizado e eficiente pois, apesar da guinada tecnológica do mundo, as pessoas ainda valorizam a humanização dos processos e respostas que sejam rápidas, claras e resolvam os problemas e dúvidas de forma eficiente.

Experiência personalizada

Personalizar a experiência do cliente pode ser uma estratégia muito boa de fidelização e isso vai desde utilizar o nome do cliente em e-mails até a personalização das recomendações, enviando ofertas exclusivas de acordo com os produtos que seu cliente já adquire e gosta. As ofertas podem ser personalizadas através de descontos exclusivos que incentivem o cliente a voltar à sua loja virtual. Isso pode ser feito com clientes que compraram somente uma vez, que compram com mais frequência ou que já compraram valores muito altos em sua loja virtual. Dentro da experiência do cliente, é importante também que o processo de compra seja fácil e intuitivo.

Garanta qualidade nos produtos e serviços

A qualidade do que você oferece na sua loja virtual é um fator de extrema importância para a fidelização do cliente. Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”. Certifique-se de que seus produtos e serviços oferecidos estejam sempre em excelentes condições e entregues dentro do prazo estipulado. Um cliente que está adquirindo seu produto ou serviço pela primeira vez e passa pela experiência de receber algo danificado ou em desacordo com suas expectativas, dificilmente voltará a comprar na sua loja virtual. A forma como você lida com a insatisfação do cliente também faz parte das estratégias de fidelização. Saiba entender e acolher qualquer reclamação de forma cordial e com foco na resolução de problemas do cliente e pode ser que a primeira impressão seja consiga ser revertida.

Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são uma forma de se conectar com seus clientes, criar relacionamento e estar mais próximo a eles. Interaja com seus clientes para criar um senso de comunidade em torno da sua marca.

Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são uma ferramenta muito importante quando pensamos em fidelizar clientes dentro da loja virtual. É através delas que sua empresa poderá entender melhor as necessidades e desejos de seus clientes, além de se posicionar com abertura para as sugestões. Utilize esses dados para melhorar cada vez mais sua loja, seus produtos ou serviços e garantir que seus clientes estejam satisfeitos.

Apesar de ser um desafio, ter estratégias para fidelizar seus clientes na sua loja virtual é essencial para o sucesso do seu negócio e pode ser muito menos custoso que atrair clientes novos. Você pode conhecer mais sobre nosso trabalho através de nossas redes sociais.

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