Erro 404: Entenda porque ele acontece em sites

Antes de mais nada o Erro 404: Entenda porque ele acontece em sites!

Certamente, já se deparou com a seguinte mensagem quando tentou navegar em sites: “Erro 404 – Página não encontrada”.

Assim esse código de erro indica que a página que você está tentando acessar não pode ser localizada no servidor e, com certeza, isso te gerou alguma frustração.

À medida que um site de e-commerce evolui e cresce, é comum que realize alterações para otimização na organização das páginas, como renomear categorias, alterar URLs ou remover produtos de determinadas seções.

Porém, se essas mudanças não forem tratadas corretamente, os usuários podem encontrar links quebrados que levam ao Erro 404.

O erro 404 é uma parte integrante do protocolo HTTP.

Ele foi estabelecido pelo World Wide Web Consortium (W3C), um consórcio internacional que desenvolve alguns padrões para a web.

Vamos explorar neste artigo os principais motivos que ocasionam o Erro 404 nos sites de e-commerce e como evitá-lo.

Páginas removidas

A remoção de páginas ou links de produtos de um catálogo podem ocasionar o Erro 404 em diversos sites.

Do mesmo modo costuma acontecer quando algum item está temporariamente indisponível, quando a página é deletada ou quando o editor desses sites altera a URL acessada.

URL incorreta

É muito comum o link da página ser digitado de forma incorreta na hora do acesso, é importante sempre verificar a barra de endereço do navegador, bem como, conferir se o link está correto.

Erro de cache

O navegador pode salvar uma página de erro 404 ao invés de salvar o conteúdo correto, isso faz com que o consumidor continue vendo o erro no site mesmo que ele esteja funcionando normalmente para todos os outros usuários.

Uma das formas mais simples e eficientes de solucionar o Erro 404, é redirecionar a URL para algum endereço do site que esteja disponível, podendo até mesmo criar conteúdos para essas páginas quebradas que sejam muito acessadas pelos usuários.

Dessa forma, você utiliza o Erro 404 do site ao seu favor e direciona seu lead para uma oportunidade de conversão ou até mesmo de reconhecimento de marca.

Assim o redirect 301 também é uma ferramenta estratégica que auxilia com este problema, criando um redirecionamento permanente usado para mostrar aos buscadores que a página procurada mudou de URL.

Personalização

Por fim a personalização das páginas de erro podem ser utilizadas como estratégia de branding e marketing digital.

É um bom momento para os sites usarem sua criatividade e, no lugar de uma mensagem genérica de erro, exibir elementos e conteúdos que reflitam no estilo e voz da sua marca.

As varreduras manuais no banco de dados dos sites podem identificar endereços inválidos ou links quebrados, além de outras ferramentas que fazem isso de forma automática.

Este é um problema relevante que interfere diretamente na experiência do usuário.

Ter uma plataforma que permite o monitoramento completo do site e possibilite a implementação de soluções eficientes fará toda a diferença na hora que seu lead acessar a sua página.

Manter os sites atualizados e verificar regularmente os links é uma forma de a empresa estar sempre atenta a todos os possíveis erros e existência de links quebrados que prejudiquem o acesso do usuário.

Revisões periódicas do conteúdo devem ser feitas, principalmente após qualquer mudança ou atualização do site.

Você pode evitar o Erro 404 conhecendo mais sobre nosso trabalho através de nossas redes sociais.

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