Saiba como criar uma loja virtual do zero

Começar uma loja virtual do zero pode parecer assustador à primeira vista, principalmente para empresas que ainda não estão no digital e seguem somente o antigo modelo tradicional de venda física, que ainda funciona, porém estar no digital amplia sua gama de clientes e permite que seu negócio atinja ainda mais pessoas. Com a estratégia certa e as ferramentas adequadas, é possível criar um e-commerce de sucesso e ser uma presença online que passe credibilidade, confiança e alavanque suas vendas. Nesse artigo, deixaremos algumas dicas de como criar uma loja virtual do zero:

Escolha seu nicho

O primeiro passo para começar uma loja virtual é escolher o nicho de mercado em que você deseja atuar. Caso já tenha uma loja física, é preciso definir seus objetivos com a loja virtual. Você quer aumentar o número de clientes? Você quer facilitar o processo de vendas? Você quer atingir um novo nicho de público? Qual? Procure identificar alguma necessidade ou problema que as pessoas enfrentam e ofereça uma solução com seus produtos ou serviços. Faça uma pesquisa de mercado para ter uma ideia do tamanho do mercado e de como seus concorrentes estão se saindo dentro do e-commerce.

Tenha um plano de negócios

Um plano de negócios é indispensável para orientar todas as suas decisões comerciais a partir de agora. Ele deve incluir detalhes sobre o nicho de mercado, os produtos ou serviços que você irá oferecer, suas metas financeiras e quais serão as estratégias de marketing utilizadas para atingir essas metas, além de um orçamento prévio que será disponibilizado para investimentos iniciais em comunicação, tecnologia, plataformas, processos logísticos e estoques, por exemplo.

Escolha uma plataforma

Hoje o mercado oferece inúmeras plataformas que atendem as necessidades e especificidades de uma loja virtual. A TRIBOX oferece uma plataforma completa, responsiva e integrada para seu e-commerce. Ajudamos sua empresa em todo o processo de criação do site, com suporte  especializado e atendimento humanizado. Personalizamos seu projeto para atender as necessidades do seu negócio. Com a TRIBOX, você vende pelo seu site, Facebook, Instagram, WhatsApp, Marketplaces e administra tudo de um só lugar. Com planos que se adequam ao seu orçamento.

Registre seu domínio

É importante registrar um nome de domínio exclusivo para sua loja virtual e configurar sua plataforma de comércio eletrônico de acordo com as necessidades e características do seu negócio. Lembre-se que o domínio deve possibilitar a identificação do seu e-commerce. Certifique-se de incluir informações importantes no seu site, como informações de contato, políticas de devolução e de privacidade, opções de pagamento, endereço e promoções, por exemplo.

Planeje uma estratégia de marketing

Agora que sua loja virtual está criada e configurada, é hora de começar a atrair novos clientes e apresentar aos antigos clientes sua nova modalidade de vendas. Crie uma estratégia de marketing que inclua SEO, publicidade paga, marketing de conteúdo, mídia off line e mídias sociais. Lembre-se de avaliar regularmente suas táticas de marketing e fazer ajustes conforme necessário. O marketing é adaptável e deve ser constantemente analisado e atualizado de acordo com tendências e necessidades.

Siga essas etapas e conte com a TRIBOX para ter uma loja virtual com presença e funcionalidade. Lembre-se de estar sempre atento às necessidades do seu mercado e aos desejos dos seus clientes para se manter competitivo e crescer a longo prazo.

Quer ver mais conteúdos como esse? Acesse nosso blog e siga nossas redes sociais.

Veja mais!