Você sabe quanto o FRETE impacta na decisão de compra do cliente?

O frete é um fator que tem um impacto significativo na decisão de compra do cliente. Os consumidores costumam considerar o frete na hora da compra tanto em termos de custo quanto de tempo de entrega, especialmente quando estão comprando online.

Em alguns casos, o custo do frete pode ser tão alto que o cliente decide não comprar o produto ou opta por procurar em outro lugar, assim como muitos  consumidores também podem estar dispostos a pagar mais por um frete mais rápido, especialmente se precisam do produto com urgência. Se dois sites oferecem produtos semelhantes pelo mesmo preço, mas um site oferece uma entrega  mais rápida,  é provável que o cliente escolha este site para a aquisição do produto.

Algumas lojas utilizam da estratégia de frete grátis para incentivar as vendas, o que pode ser um fator decisivo para muitos clientes. Por outro lado, quando o frete grátis não é oferecido, pode ser que o cliente tenha que adicionar mais itens ao carrinho para atingir o valor mínimo para o frete grátis, o que pode resultar em uma compra maior do que o pretendido inicialmente.

Hoje o mercado oferece muitas opções de frete que vão além do próprio Correios (PAC e Sedex). Existem outras empresas de logística que providenciam esse tipo de serviço.

Uma alternativa para conseguir diminuir esses custos de distribuição, é trabalhar com o Melhor Envio, uma plataforma de solução de fretes para quem vende on-line. O Melhor Envio possui contrato com as transportadoras disponíveis na plataforma em questão e, por meio deles acabam tendo acesso a preços mais baixos nos serviços de entrega. Através da tecnologia, o Melhor Envio faz a ponte entre você, lojista, e as principais transportadoras do país, onde é possível realizar uma coração simultânea de frete.

O importante aqui é dar ao cliente o poder de decisão e oferecer a ele alternativas de acordo com sua urgência e com o custo que terá em relação à aquisição, tendo sempre à disposição dele a possibilidade de consulta dessas  informações.

Além do impacto que o frete pode ter na decisão de compra de um cliente, a política de frete de uma empresa pode ter um impacto mais amplo na experiência geral de compra do cliente. Se a entrega é demorada, ultrapassa o prazo estipulado ou o produto chega danificado devido ao envio inadequado, isso pode levar a uma experiência negativa para o cliente. Por outro lado, se a entrega for ágil  e o produto chegar em perfeitas condições, isso vai gerar uma experiência positiva para o cliente, aumentando probabilidade de que ele faça compras novamente no futuro.

Portanto, investir em estratégias para reduzir o valor dos envios e estudar as políticas de frete para que ele se torne um incentivo de vendas e não um empecilho durante a decisão de compra pode melhorar muito o desempenho do seu negócio, aumentar seu faturamento e gerar uma impressão positiva para o consumidor.

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